Investigação começou em 2022, após indícios de fraudes na contratação de uma Organização Social
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), conhecido nacionalmente por seus vídeos curtos nas redes sociais sobre projetos em sua cidade, está no centro de uma operação da Polícia Federal (PF), realizada na manhã desta quinta-feira (10). Os agentes estão cumprindo mandados na residência do prefeito, localizada na cidade do interior de São Paulo.
Na semana passada, Rodrigo Manga anunciou sua intenção de se candidatar à Presidência da República nas eleições de 2026, caso o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decida disputar a reeleição em São Paulo.
A Operação Copia e Cola, deflagrada hoje, visa desarticular uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos destinados ao setor saúde. A investigação começou em 2022, após indícios de fraudes na contratação de uma Organização Social (OS) responsável por administrar e executar serviços de saúde em Sorocaba. A PF também identificou atos relacionados à lavagem de dinheiro, como depósitos em espécie, pagamentos de boletos e transações imobiliárias.
Mais de 100 policiais federais estão atuando no cumprimento de 28 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional da 3ª Região, abrangendo várias cidades do estado de São Paulo, incluindo Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim e Santos, além de um mandado na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia. A operação também determinou o sequestro de bens e valores que podem chegar a R$ 20 milhões, além da proibição da Organização Social investigada de contratações com o poder público.
Os envolvidos poderão ser responsabilizados por crimes como corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, peculato, contratação direta ilegal e frustração de licitação.
Foto: