Aneel anuncia Bandeira Vermelha, patamar 1, para Junho de 2025

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) comunicou na última sexta-feira (30) que, para o mês de junho de 2025, será acionada a Bandeira Vermelha no patamar 1, o que implicará em um aumento no custo da energia elétrica para os consumidores em todo o país. Com essa decisão, haverá uma cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 kW/h consumidos nas contas de energia elétrica.

A medida ocorre em resposta à diminuição do volume de chuvas e à consequente redução na geração de energia por meio de hidrelétricas, conforme indicam as projeções do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Para suprir essa queda nas afluências, será necessário acionar usinas termoelétricas, cuja produção é mais onerosa.

Segundo a Aneel, a alteração da bandeira — que estava amarela em maio — é justificada pelo atual cenário e também serve como um alerta para que a população utilize a energia elétrica de forma consciente. As bandeiras tarifárias são um mecanismo que comunica ao consumidor os custos reais da geração de energia no país. Assim, quando a geração se torna mais cara, a cobrança extra é aplicada automaticamente nas contas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS