Na manhã desta sexta-feira (16), a Polícia Federal deflagrou a Operação Baiuca, visando desmantelar uma organização criminosa especializada em roubos de cargas e caminhões, além de envolvimento em lavagem de dinheiro, atuante na região de Campinas, no interior de São Paulo.
A operação mobilizou um efetivo de 120 policiais federais para cumprir 19 mandados de prisão temporária e 22 mandados de busca e apreensão. As ações ocorreram em diversos endereços residenciais e comerciais vinculados à quadrilha nas cidades de Campinas, Hortolândia, Limeira e Paulínia, conforme determinação da 1ª Vara Criminal da Comarca de Paulínia.
Em Paulínia, a operação contou com o apoio de 35 guardas civis do município, cujo envolvimento foi previamente autorizado pela Justiça. Além das prisões e buscas, foi ordenado o sequestro de bens e valores associados à organização criminosa, totalizando R$ 1.750.000,00.
As investigações começaram em abril de 2024, após a Polícia Federal receber informações, que foram confirmadas pela Guarda Civil Municipal de Paulínia. Entre fevereiro de 2023 e dezembro de 2024, a organização foi responsável por 22 roubos em várias cidades da região, incluindo Americana, Campinas, Cosmópolis, Jaguariúna, Limeira, Mogi Mirim, Monte Mor, Paulínia e Sumaré.
Os indivíduos investigados poderão responder pelos crimes de integrar organização criminosa, roubo e lavagem de dinheiro, dependendo do grau de envolvimento de cada um nas atividades ilícitas.