Com ampla área de lazer, o parque chega a receber cerca de 50 mil visitantes aos finais de semana.
O Parque de Portugal, mais conhecido como Lagoa do Taquaral, completou 52 anos na última terça-feira, 05 de novembro. Famosa pela sua ampla área de lazer, o parque chega a receber cerca de 50 mil visitantes aos finais de semana.
Em meio à natureza, o espaço conta com equipamentos esportivos, como quadras poliesportivas; pistas de skates; parques infantis; pedalinhos; academias ao ar livre, adaptada e de musculação; Caravela; Concha Acústica para shows de música e teatro; museus; piscina; animais silvestres e ginásio de esportes, além de infraestrutura para os visitantes que desejam passar o dia no local. A conservação e manutenção do parque são permanentes, além de obras de melhorias.
Terreno transformado em parque
O terreno fez parte da antiga Fazenda Taquaral, doado à Prefeitura nos anos 1950 e depois transformado em parque. É um refúgio de valor natural, histórico e cultural no meio do ritmo dinâmico da vida urbana de Campinas.
“A Lagoa do Taquaral era uma área alagada, cheia de nascentes, que não tinha utilização, e se transformou no maior parque da cidade. O terreno foi uma doação do fazendeiro, na época, para a Prefeitura O grande aspecto importante da Lagoa é o de ser espaço de convivência, um ponto para onde todos se dirigem, para exercícios físicos, para lazer, para atividades culturais e esportivas. É a chamada ‘praia do campineiro”, conta o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.
O parque fica localizado na Avenida Heitor Penteado, no bairro do Taquaral e funciona todos os dias da semana, das 6h às 21h. A entrada é gratuita.
Vista da Lagoa do Taquaral, em Campinas
Foto: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas