Líder da Fórmula 2, paulista de 20 anos será o 32º piloto brasileiro na história da categoria. País não tinha titular no grid desde saída de Felipe Massa, no fim de 2017
Depois de sete anos de ausência, o Brasil está de volta ao grid da Fórmula 1, com Gabriel Bortoleto, anunciado hoje pela Sauber para a temporada 2025. Desde a aposentadoria de Felipe Massa, no fim de 2017, que o país não tinha um piloto titular na categoria — em 2020, Pietro Fittipaldi disputou duas corridas pela Haas, mas como reserva de Romain Grosjean, que havia sofrido um forte acidente. O paulista de 20 anos será companheiro de equipe de Nico Hulkenberg, atualmente na Haas. Ele será o 32º brasileiro na história da F1.
As negociações de Bortoleto com a equipe suíça avançaram até o acerto durante o último fim de semana, no GP de São Paulo, em Interlagos. Ele foi liberado do programa de desenvolvimento da McLaren para poder assinar um contrato de múltiplos anos com a Sauber, que foi adquirida pela montadora alemã Audi, que passará a controlar a equipe em definitivo em 2026.
Líder da Fórmula 2, principal categoria de acesso à F1, Bortoleto passou a ser considerado pela Sauber após uma grande exibição em Monza, na Itália, no início de setembro, quando venceu após largar do 22º e último lugar. Semanas depois, o brasileiro deu continuidade à temporada consistente e assumiu a ponta do campeonato. Nascido em São Paulo, Bortoleto começou no kart aos 7 anos e ganhou destaque internacional em 2018, ao chegar em 3º lugar nos campeonatos europeu e mundial júnior de kart. Em 2020, fez a transição para os monopostos e disputou a F4 Italiana, terminando a temporada em 5º lugar. Nos anos seguintes, fez duas temporadas na Fórmula Regional Europeia
A vaga na Sauber é a penúltima a ser definida para 2025 — resta apenas a Racing Bulls definir seu segundo piloto para o grid da temporada estar completo (confira). A equipe suíça é a última colocada do Mundial de Construtores deste ano. Porém, tem futuro promissor, por ter sido adquirida pela Audi, que assume o controle a partir de 2026.
Para ser escolhido pela Sauber, Bortoleto precisou superar a concorrência de diversos pilotos que também chegaram a ser considerados pela escuderia: Valtteri Bottas (atual titular da equipe), Mick Schumacher (reserva da Mercedes), Théo Purchaire (campeão da F2 em 2023) e Franco Colapinto (que assumiu a vaga na Williams no lugar de Logan Sargeant, mas não tem assento para 2025).
Um dos principais entraves na negociação era o fato de o brasileiro ser membro do programa de desenvolvimento da McLaren. A escuderia britânica via potencial no brasileiro, mas, por contar com uma das duplas mais fortes do grid (Lando Norris e Oscar Piastri), não conseguia prometer uma vaga de titular para Bortoleto a curto prazo.
A tradicional equipe britânica até tentou emprestá-lo para a Sauber, que só manifestou interesse em contratar o piloto caso fosse em definitivo. Em Interlagos, Andrea Stella, chefe da McLaren, deu indícios que aceitaria liberar o piloto.
Fonte: O Globo
Gabriel Bortoleto comemora vitória na Fórmula 2 — Foto: Divulgação/F2