Um a cada três brasileiros vive com obesidade, aponta relatório do Atlas Mundial da Obesidade 2025
Cerca de 68% da população tem excesso de peso, 31% tem obesidade e 37% tem sobrepeso.
Um a cada três brasileiros (31%), vive com obesidade, segundo dados do Atlas Mundial da Obesidade 2025 (World Obesity Atlas 2024), da Federação Mundial da Obesidade (World Obesity Federation – WOF), divulgado na segunda-feira (03).
Essa porcentagem tende a crescer nos próximos cinco anos. No Brasil, cerca da metade da população adulta, entre 40% e 50%, não pratica atividades físicas na frequência e intensidade recomendadas.
Dados
No Brasil, 68% da população tem excesso de peso e, 31% dessas tem obesidade e 37% tem sobrepeso, aponta o relatório, que trás ainda uma projeção de que o número de homens com obesidade até 2030 poderá aumentar em 33,4%. Já entre as mulheres, o aumento pode ser de 46,2%.
Ainda segundo o relatório, mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo vivem com obesidade atualmente. Esse número pode ultrapassar 1,5 bilhão até 2030, caso medidas efetivas não sejam tomadas.
Riscos à saúde
O sobrepeso e a obesidade podem trazer sérios riscos à saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes e câncer. De acordo com o Atlas, 60,9 mil mortes prematuras no país podem ser atribuídas as doenças crônicas e não transmissíveis devido ao sobrepeso e a obesidade (informação baseada em dados de 2021).
Atualmente, mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo vivem com obesidade, aponta o relatório
Foto: Freepik