Consumidores poderão negociar dívidas em mutirão com 160 instituições

Ação faz parte do Mês do Consumidor e oferece melhores condições de descontos, parcelamentos e refinanciamento em dívidas.

Ao longo deste mês, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que congrega a maioria das instituições bancárias do país estará realizando mais uma edição do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, no qual as 160 instituições participantes negociarão dívidas em condições mais favoráveis do que as realizadas nas agências.

O mutirão, que acontece nos meses de março e novembro desde 2019, oferece melhores condições de descontos, parcelamentos e refinanciamento em dívidas com cartão de crédito, crédito consignado, cheque especial e outros empréstimos com instituições financeiras.

Em novembro do ano passado, última edição do Mutirão, foram renegociados 1,75 milhão de contratos, somando 33 milhões desde 2019.

A ação faz parte do Mês do Consumidor. O participante interessado pode negociar diretamente com as instituições ou através da plataforma: Consumidor.gov.br.

Há também a possibilidade de negociar com a Serasa, parceira da campanha com o Feirão Limpa Nome, e nas agências dos Correios, que permitem atendimento físico da visualização de dívidas até a pacto dos novos acordos.

Passo a passo

Para realizar a negociação, o mutirão orienta ao consumidor que: entre em contato com o banco ou a financeira usando os canais oficiais disponibilizados pela instituição informe que deseja renegociar pelo Mutirão da Febraban. Informe a dívida que deseja quitar pergunte quais são as condições (descontos e prazos) oferecidas. Se concordar com o que foi proposto, peça para assinar o acordo de negociação.

Alguns bancos e financeiras criaram canais específicos para este Mutirão. Para mais informações e acesso a lista das entidades participantes, basta acessar a página do Mutirão no “Meu Bolso em Dia Febraban” (www.meubolsoemdia.com.br/Materias/mutirao-da-negociacao).

Mutirão acontece nos meses de março e novembro desde 2019

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS