Presidente da ACIP defende fechamento de supermercados aos domingos para valorizar trabalhadores e reduzir custos

A ACIP já iniciou conversas com sindicatos e representantes da sociedade civil para construir um consenso sobre o tema

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Paulínia (ACIP), Wilson Machado, defendeu publicamente o fechamento dos supermercados aos domingos. Segundo ele, a medida tem como objetivo melhorar as condições de trabalho no setor, valorizar cerca de 5 mil funcionários empregados na cidade e reduzir a alta rotatividade das equipes.

Machado argumenta que muitos trabalhadores deixam de conviver com a família por causa da jornada dominical, além dos custos operacionais das empresas nesse dia serem elevados, devido ao pagamento de adicionais salariais.

A proposta dialoga com a Portaria nº 3.665/2023 do Ministério do Trabalho, que passará a valer em 2026 e exige acordo coletivo ou lei municipal para permitir o funcionamento do comércio em feriados. Embora a portaria não trate especificamente dos domingos, ela reforça a importância das negociações coletivas para garantir segurança jurídica e equilíbrio entre patrões e empregados.

A ACIP já iniciou conversas com sindicatos e representantes da sociedade civil para construir um consenso sobre o tema. A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) também apoia o fortalecimento das negociações coletivas como instrumento para assegurar direitos aos trabalhadores e dar previsibilidade ao setor.

Especialistas em Direito do Trabalho, ouvidos pela associação, consideram a nova portaria uma atualização necessária e positiva, que contribui para modernizar as relações de trabalho no comércio e promover um ambiente mais justo para todos os envolvidos.

Foto: Divulgação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS