Campanha Novembro Azul alerta para os riscos da doença.
Com base em dados do Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) informou que o câncer de próstata matou 17 mil homens no Brasil em 2023, o que equivale uma média de 47 por dia.
A doença é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Especialistas preveem que o número de casos duplique até 2040 em todo o mundo, podendo chegar a 2,9 milhões. O diagnóstico tardio é um fator que reduz as chances de cura e aumenta a letalidade da doença.
Campanha
Todo o ano, o movimento Novembro Azul é dedicado a saúde do homem, com especial atenção à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A campanha procura também quebrar tabus e incentivar o cuidado preventivo entre os homens.
Prevenção
Para prevenir e detectar a doença precocemente, urologistas alertam sobre a importância da realização de exames e consultas com um especialista, além de buscar ter um estilo de vida saudável.
Doença é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma)
Foto: Feepik