Multilateralismo é único caminho para superar urgência climática, afirma Lula na ONU

Durante a 79ª Assembleia Geral, o presidente destacou a interdependência entre nações e prometeu erradicar o desmatamento ilegal no Brasil até 2030

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou nesta terça-feira (24), durante a abertura da 79ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York, defendendo que o multilateralismo é essencial para enfrentar a crise climática global. Lula ressaltou que o mundo está “cansado de acordos climáticos não cumpridos” e criticou a negligência em relação à redução de emissões de carbono e ao auxílio financeiro prometido aos países mais pobres.

Lula destacou que o Brasil está comprometido em eliminar o desmatamento ilegal até 2030 e afirmou que seu governo não tolera crimes ambientais. O presidente ainda lembrou que a Amazônia vive sua pior seca em 45 anos, com incêndios florestais devastando milhões de hectares no país.

Em seu discurso, Lula abordou outros temas urgentes, como a necessidade de uma economia menos dependente de combustíveis fósseis, e defendeu uma reforma das instituições de governança global para ampliar a representação dos países em desenvolvimento. O presidente brasileiro também destacou a importância de ouvir os povos indígenas na formulação de soluções para as florestas tropicais e anunciou que o Brasil apresentará compromissos climáticos na COP 30, que será sediada no país em 2025.

Multilateralismo é único caminho para superar urgência climática

foto: RICARDO STUCKERT/PR

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS