Avaliação foi aplicada em 31 cidades do estado de São Paulo, além das capitais Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.
A primeira fase do Vestibular da Unicamp 2025, realizada no último domingo (20), contou com 58.489 candidatos presentes, disputando as 2.537 vagas para 69 cursos de graduação.
A avaliação foi aplicada em 31 cidades do estado de São Paulo, como: Americana, Campinas, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira e São Carlos, além das capitais Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.
A abstenção de 7,2% foi a segunda menor dos últimos dez anos. Os municípios que registraram o menor percentual de faltantes foram Indaiatuba, com 4,5%, e Piracicaba, com 4%. Em Campinas, foi registrado 7,9%. Os dados são da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest).
A prova foi realizada pela primeira vez no período da manhã. A alteração se deu por questões climáticas, a fim de evitar as possíveis altas temperaturas no período vespertino.
Segundo o diretor da Comvest, José Alves, esta é uma tendência que deve seguir nos próximos anos. “Foi uma mudança importante, e tivemos uma resposta extraordinária em termos de abstenção. Felizmente, as pessoas receberam bem a proposta”, disse.
A Comvest divulgou o gabarito das questões na quarta-feira (23), no site (www.comvest.unicamp.br).
A lista de aprovados na primeira fase será divulgada no dia 22 de novembro, juntamente com os locais de prova da segunda fase e as notas de corte.
Já a segunda fase será realizada nos dias 01 e 02 de dezembro. As Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão feitas de 11 a 13 de dezembro, em Campinas.
8.489 candidatos estiveram presentes, disputando as 2.537 vagas para 69 cursos de graduação
Foto: Antonio Scarpinetti/SEC Unicamp