Hospital Municipal de Paulínia recebe inovação sustentável com energia solar da CPFL

Na tarde desta segunda-feira, aconteceu a cerimônia de entrega do Projeto de Eficiência Energética do Hospital Municipal de Paulínia.

O HMP agora conta com um sistema de energia solar e automação de sua central de abastecimento de água gelada, fruto de um investimento de R$ 4,9 milhões da CPFL Paulista. O projeto faz parte do programa CPFL nos Hospitais, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Roberto Sartori, presidente da CPFL, destaca que a economia gerada permitirá melhorias na saúde pública local. O prefeito Danilo Barros acrescenta que a usina solar é um avanço significativo na sustentabilidade da cidade, prometendo expandir iniciativas semelhantes em outros espaços públicos.

O projeto incluiu a automação da central de abastecimento de água gelada, composta por quatro chillers e seis bombas que operam 24 horas por dia. O sistema passou a ser controlado por sensores e uma plataforma digital, aumentando a eficiência energética. A usina solar fotovoltaica, instalada no telhado do hospital, tem potência de 873,2 kWp e já está em operação, contribuindo com a geração própria de energia limpa e reforçando o abastecimento da unidade, prevendo uma economia anual estimada de 2.430 MWh, o que abasteceria cerca de 1.025 residências por mês, reduzindo a emissão de 132,4 toneladas de CO₂ anualmente.

Além de investir na eficiência das instalações dos hospitais, a CPFL Paulista também se compromete com o desenvolvimento social, entregando livros infantis a crianças internadas, reforçando a conexão entre arte, cultura e bem-estar. Desde 2019, o programa já modernizou cerca de 500 unidades de saúde, economizando mais de 19,2 GWh anualmente e evitando a emissão de 6 mil toneladas de CO₂, reconhecimento que leva a empresa a ser vista como exemplo pela ONU em práticas sustentáveis.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS