Maioria da 1ª Turma do STF vota para tornar ré, mulher que pichou estátua do Supremo

Débora Santos escreveu “perdeu, mané” na obra que fica na praça dos Três Poderes em 8 de janeiro

A maioria dos ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), votou para tornar ré Débora Rodrigues dos Santos, acusada de participar dos atos de vandalismo ocorridos em 8 de janeiro. Santos pichou a estátua “A Justiça”, localizada na Praça dos Três Poderes, em frente ao prédio do STF, com a frase “perdeu, mané”, referenciando uma fala do ministro Luís Roberto Barroso a um manifestante nos Estados Unidos.

O relator, ministro Alexandre de Moraes, juntamente com os ministros Flávio Dino e Cármen Lúcia, votaram a favor da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). Ainda faltam os votos dos ministros Cristiano Zanin e Luiz Fux.

Débora Santos foi denunciada pelos crimes de associação criminosa armada, tentativa de abolição do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado. Ela foi presa pela Polícia Federal em 17 de março de 2023, após ser fotografada no momento da pichação. A obra pichada, de autoria do escultor Alfredo Ceschiatti, tem valor estimado entre R$ 2 milhões e R$ 3 milhões.

Ao se tornar ré, Débora Santos passará a responder a uma ação penal no STF, onde serão levantadas provas e ouvidas testemunhas antes de um julgamento definitivo.

legenda: Frase pichada faz referência a uma fala que o ministro Luís Roberto Barroso fez a um manifestante nos Estados Unidos

foto : Joedson Alves/Agencia Brasil

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS