Lula sanciona lei do ‘Banco Vermelho’, para conscientizar sobre a violência contra as mulheres

Iniciativa busca conscientizar sobre a violência de gênero através da instalação de bancos vermelhos em áreas públicas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou uma lei que prevê a instalação de bancos vermelhos em praças e outras áreas públicas, com o objetivo de conscientizar a população sobre a violência contra as mulheres.

A nova lei, que entrou em vigor na última quinta-feira (1º), determina que esses bancos devem conter mensagens reflexivas sobre o tema e disponibilizar contatos para denúncia e suporte às vítimas, como o número da Central de Atendimento à Mulher (180).

A cor vermelha foi escolhida para representar a luta contra a violência de gênero, destacando o feminicídio como a forma mais extrema dessa violência. O termo feminicídio foi oficialmente adotado no Brasil há nove anos para descrever assassinatos cometidos por motivos relacionados ao gênero feminino.

A lei integra os bancos vermelhos à campanha Agosto Lilás, dedicada à divulgação de medidas de proteção à mulher e combate à violência de gênero. As ações previstas incluem atividades de conscientização em escolas, universidades, e locais de grande circulação, além de premiações para os melhores projetos relacionados ao tema.

A proposta foi inicialmente apresentada pela deputada Maria Arraes (Solidariedade-PE) e recebeu um substitutivo da deputada Duda Salabert (PDT-MG), sendo aprovada na Câmara em março e no Senado no mês passado.

A iniciativa foi inspirada por uma campanha lançada em 2016 na Itália e trazida ao Brasil por Andrea Rodrigues e Paula Limongi, que tiveram amigas assassinadas por seus companheiros.

FOTO: RecifeReprodução/Instituto Banco Vermelho

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS