Tratamentos de alto custo serão oferecidos a partir de outubro e devem beneficiar cerca de 1,9 mil pacientes
O Sistema Único de Saúde (SUS) passará a oferecer, a partir de outubro, três novos medicamentos para o tratamento do câncer de pulmão: brigatinibe, gefitinibe e durvalumabe. A estimativa do Ministério da Saúde é que cerca de 1,9 mil pacientes sejam beneficiados.
O brigatinibe e o gefitinibe são terapias-alvo de uso oral que atuam sobre alterações específicas das células cancerígenas. Já o durvalumabe é uma imunoterapia que estimula o sistema imunológico a combater o tumor e é indicado para determinados pacientes com câncer de pulmão em estágio 3 que não podem ser submetidos à cirurgia.
Os medicamentos serão financiados pelo governo federal por meio da Assistência Farmacêutica Oncológica (AF-Onco). A iniciativa prevê a oferta de 23 medicamentos oncológicos de alto custo e, segundo o Ministério da Saúde, deverá ampliar em 35% a oferta de tratamentos na rede pública.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil


