Brasil apresenta novo objetivo de desenvolvimento sustentável na ONU: Igualdade Racial

Meta brasileira visa promover igualdade étnico-racial e ampliar compromissos da Agenda 2030; governo busca engajamento internacional na causa.

O Brasil apresentou, na terça-feira (16), na ONU, um novo objetivo de desenvolvimento sustentável com ênfase na promoção da igualdade étnico-racial. O foco principal é enfrentar as desigualdades que afetam especialmente os povos indígenas e a população negra no país. Essa meta, que amplia os compromissos do Brasil na Agenda 2030, visa também incentivar outros países a adotar objetivos semelhantes.

A proposta foi coordenada pelo Ministério de Igualdade Racial e será destacada pelo ministro da Secretaria geral da Presidência, Márcio Macedo, no Fórum Político de Alto Nível da ONU para o Desenvolvimento Sustentável em Nova Iorque.

O governo brasileiro considera crucial incluir a igualdade racial entre os objetivos globais, que já abrangem questões como igualdade de gênero, fome, pobreza e mudanças climáticas.

Macedo, que se reuniu com a Vice-Secretária-Geral da ONU, Amina Mohammed, destacou a importância da retomada da participação ativa do Brasil na articulação internacional e a esperança de que o país possa influenciar positivamente o cumprimento da Agenda 2030 globalmente.

O Brasil, um dos dez países escolhidos pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres, para liderar o avanço da Agenda 2030, também se comprometeu a apresentar um novo relatório ao fim do atual governo.

Bandeira da ONU hasteada durante evento do Conselho dos Direitos Humanos na sede da organização em Genebra, Suíça
Reuters/Denis Balibouse

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS