Mudança busca centralizar serviços públicos e reorganiza prédios para áreas de saúde, mobilidade e serviços urbanos.
O Poupatempo de Hortolândia deixará o prédio do Hortofácil e passará a funcionar em um novo anexo do Paço Municipal Palácio dos Migrantes, no Jardim Novo Ângulo. A mudança foi confirmada pela Prefeitura de Hortolândia e deve ocorrer até o fim deste semestre, após a conclusão das instalações de rede e elétrica, atualmente em fase final.
A transferência tem como objetivo centralizar os serviços públicos em um único complexo, facilitando o atendimento à população. No novo local, os cidadãos poderão resolver demandas estaduais, como a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e da CNH, além de serviços municipais relacionados a IPTU, Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e área da Saúde.
O novo prédio, com 931 metros quadrados e frente para a Avenida Sabina Baptista de Camargo, também abrigará o Departamento de Saúde Ocupacional. Já o antigo imóvel do Poupatempo, localizado na Rua Argolino de Moraes, será adaptado para funcionar como Unidade Básica de Saúde (UBS), ampliando a rede de atendimento no município.
Outras secretarias também serão impactadas pela reorganização administrativa. A área de Mobilidade Urbana passará a contar com sede própria no complexo do Paço Municipal, enquanto o prédio atualmente ocupado no bairro Remanso Campineiro será transformado em uma Escola Pública de Trânsito. No setor de Serviços Urbanos, um novo anexo será destinado à frota pesada, e a sede atual, na Avenida Olívio Franceschini, deverá ser futuramente ocupada pelo Corpo de Bombeiros.
O complexo do Paço Municipal segue o padrão de modernização implantado em 2024, com uso de energia limpa, pontos de recarga para veículos elétricos e diretrizes voltadas à gestão sustentável, incluindo o conceito de “papel zero”.
Foto: Divulgação/internet


