Governo brasileiro inicia operação de resgate de cidadãos no Líbano

Primeiro voo está previsto para o fim de semana; detalhes sobre trajeto e passageiros ainda não foram divulgados.

O governo brasileiro decidiu iniciar uma operação de resgate para repatriar cidadãos que se encontram no Líbano, após uma conversa entre o presidente Lula e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, durante a posse da nova presidente do México, Claudia Sheinbaum. O primeiro voo está agendado para o fim de semana.

A decisão vem em meio a intensos bombardeios aéreos em território libanês, com Israel visando alvos do grupo extremista Hezbollah. Os ataques têm afetado a população civil, resultando na morte de dois brasileiros desde o início das hostilidades em 20 de setembro. Nesta segunda-feira (30), foi registrado um ataque terrestre.

Mauro Vieira apresentou a Lula informações sobre a situação em Beirute e as discussões que teve em Nova York. No sábado (28), ele se reuniu com o chanceler libanês, Abdallah Rashid Bou Habib, para avaliar a situação do conflito e as possibilidades de repatriação dos brasileiros no país.

Desde a última segunda-feira (23), o Itamaraty vem debatendo a necessidade de uma operação de repatriação, com foco na definição da rota a ser utilizada para o resgate.

O governo brasileiro decidiu realizar uma operação de resgate dos cidadãos que vivem no Líbano.

foto: internet

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS