UBSs Vila Santana, Parque Portugal e Jardim Maracanã estarão abertas das 8h às 17h; população também pode aproveitar para atualizar a caderneta
Em Valinhos, as unidades básicas de saúde Vila Santana, Parque Portugal e Jardim Maracanã estarão abertas neste sábado (7) das 8h às 17h, para o Dia D de Mobilização contra o sarampo e a febre amarela. A campanha atende à recomendação da Secretaria de Estado da Saúde para a intensificação da vacinação contra essas doenças.
A Secretaria da Saúde de Valinhos vai aproveitar o Dia D para promover também a multivacinação. Quem precisar atualizar a caderneta pode procurar uma das três unidades básicas de saúde para ficar em dia com o calendário vacinal.
Sarampo
De acordo com a Comissão Intergestores Bipartite do Estado de São Paulo (CIB/SP), foram registrados 38 casos de sarampo importados ou relacionados à importação em diversos estados brasileiros em 2025. O Estado de São Paulo confirmou dois casos até dezembro do ano passado.
O último caso confirmado de sarampo no estado é de um indivíduo de 27 anos, do sexo masculino, não vacinado, residente na Capital e com histórico de deslocamento internacional. Surtos de sarampo em países como Estados Unidos e Canadá, destinos muito procurados por brasileiros para viagens internacionais, estão entre os motivos para a intensificação da vacinação no Brasil.
Febre amarela
O período de dezembro a maio é o mais favorável à transmissão da febre amarela. Casos confirmados em humanos e em primatas não humanos, principalmente os macacos, além do período de férias escolares, em que aumentam as viagens nacionais e internacionais, tornam o ambiente para transmissão ainda mais favorável à dispersão do vírus.
Em Paulínia, a mesma ação ocorre entre os dias 2 e 8 de fevereiro e tem como principal objetivo ampliar a cobertura vacinal e atualizar a caderneta da população.
Além de Paulínia e Valinhos, a mobilização na Região Metropolitana de Campinas envolve municípios como Campinas, Americana, Hortolândia, Sumaré, Cosmópolis, Indaiatuba e Vinhedo. A campanha ocorre simultaneamente na Grande São Paulo e na Baixada Santista.
Foto: Divulgação/Internet


