Vacina injetável substitui a ‘gotinha’ contra pólio em todo o país

Decisão foi baseada em critérios epidemiológicos, evidências científicas sobre o imunizante e recomendações internacionais para deixar o esquema vacinal ainda mais seguro.

Nesta segunda-feira (04), Ministério da Saúde deu início na substituição das duas doses de reforço da VOPb (vacina oral poliomielite bivalente) por uma dose de vacina injetável da VIP (vacina inativada poliomielite). Ou seja, o esquema vacinal contra a doença será exclusivo com a VIP.

De acordo com a pasta, a decisão foi baseada em critérios epidemiológicos, evidências científicas sobre o imunizante e recomendações internacionais para deixar o esquema vacinal ainda mais seguro.

Qual o esquema vacinal?

  • Primeira dose aos 2 meses;
  • Segunda dose aos 4 meses;
  • Terceira dose aos 6 meses;
  • Reforço aos 15 meses.

Sobre a doença e prevenções

A Poliomielite, conhecida também como paralisia infantil, é uma doença infecciosa causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos, através do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores.

O Ministério da Saúde reforça que a vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual.

Zé Gotinha

Mesmo com a mudança, a pasta informa que a figura do Zé Gotinha continuará sendo símbolo de campanhas de imunização.

Vacina injetável substitui a ‘gotinha’ contra pólio

Foto: Divulgação/Governo Federal

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS