Um veículo novo a cada 9 minutos na região de Campinas, e em Hortolândia e Sumaré, venda de motos supera a de carros

Dados da Fenabrave mostram que Campinas, Americana, Hortolândia, Indaiatuba e Sumaré emplacaram 21,7 mil carros, motos, ônibus e caminhões novos nos cinco primeiros meses de 2025

A região de Campinas (SP) ganha, em média, um veículo novo a cada 9 minutos. Enquanto a metrópole é a dona dos números mais expressivos, Hortolândia (SP) e Sumaré (SP) se destacam pelas vendas de motocicletas, que superam o total de automóveis.

Dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) mostram que o trânsito de Campinas, Americana, Hortolândia, Indaiatuba e Sumaré, as cinco maiores em população na região, ganhou 21.748 veículos novos de janeiro a maio de 2025.

Maior cidade da região, Campinas, que recentemente atingiu a marca de 1 milhão de veículos em sua frota, é responsável pela maior fatia na venda de zero quilômetros, com 56,3% do total. Foram 12.245 emplacamentos nos cinco primeiros meses de 2025.

Os automóveis puxam a fila com 7.438 unidades, enquanto as motocicletas representam 3.306 novos modelos no período.

Mais motos

Embora tenha o maior contingente de motos, as vizinhas Hortolândia e Sumaré registram mais vendas dos modelos novos sobre duas rodas do que automóveis.

·                 Hortolândia (jan-mai)
Auto: 432
Moto: 679

·                 Sumaré (jan-mai)
Auto: 618
Moto: 696

Números de 2025

Ao todo, 11.937 automóveis zero quilômetro foram vendidos nas cinco cidades, entre janeiro e maio de 2025.

O número de motos novas vendidas na região foi de 6.738 unidades nos primeiros cinco meses de 2025.

Os comerciais leves representaram 2.422 emplacamentos no período. Campinas também é responsável pela maior parcela, com 1.333 unidades.

Dados da Fenabrave mostram que foram emplacados 21,7 mil carros, motos, ônibus e caminhões novos – um veículo novo a cada 9 minutos na região de Campinas em 2025.

O que diz a Fenabrave?

“O fato de termos tido volume de dias úteis maior em 2024, na mesma base comparativa com 2025, mostra que estamos em um movimento positivo. Mas alguns fatores estão preocupando e podem comprometer as projeções da Fenabrave, ao longo deste ano”, alertou Arcelio Junior, presidente da Fenabrave.

Entre os fatores de preocupação estão questões macroeconômicas, como alta da taxa de juros e aumento do IOF.

Fonte: g1 – Campinas, SP

Venda de carros e motos cresceram na região de Campinas — Foto: Reprodução EPTV

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS