Estação tem capacidade para fornecer 20 mil m³ de biocombustível por dia e abastecer até 200 veículos pesados
A Ultragaz colocou em operação, em Paulínia, sua primeira estação própria de abastecimento de biometano no Brasil. A estrutura representa mais um passo na estratégia de descarbonização da companhia e tem capacidade para fornecer 20 mil metros cúbicos do combustível renovável por dia, volume suficiente para abastecer uma frota de até 200 veículos pesados.
Segundo a empresa, a substituição de combustíveis fósseis pelo biometano deve proporcionar uma redução estimada de 960 toneladas por ano nas emissões diretas de dióxido de carbono (CO₂). Produzido a partir da purificação do biogás, o combustível é uma alternativa de menor impacto ambiental para o transporte pesado.
A escolha de Paulínia está relacionada à relevância logística da operação da companhia no município. A base atende aproximadamente 6 mil clientes corporativos por mês no interior paulista. Entre janeiro e abril deste ano, os caminhões vinculados à unidade movimentaram mais de 9,3 mil toneladas de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).
A nova estação também marca o início da estratégia da Ultragaz de expandir os postos de biometano para outras regiões do país. Atualmente, a companhia atende cerca de 53 mil empresas e aproximadamente 11 milhões de residências, com presença em 22 estados e no Distrito Federal.
A iniciativa reforça ainda a posição de Paulínia como um importante polo logístico e energético do Estado de São Paulo.
Foto: Imagem meramente ilustrativa gerada por IA


