Pesquisadores retornaram ao tribunal para validar melhorias implementadas nos sistemas eleitorais antes das eleições de 2026
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou na quarta-feira (13) uma nova etapa do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais, conhecido como Teste Público da Urna. A ação segue até sexta-feira (15), na sede do tribunal, em Brasília, e reúne investigadores e pesquisadores que participaram da primeira fase da iniciativa, realizada em dezembro de 2025.
O objetivo desta etapa, chamada de Teste de Confirmação, é verificar se as melhorias sugeridas pelos participantes foram efetivamente implementadas nos sistemas eleitorais e nas urnas eletrônicas.
Durante a primeira fase do teste, realizada entre os dias 1º e 5 de dezembro do ano passado, os participantes tentaram identificar possíveis vulnerabilidades nos sistemas utilizados pela Justiça Eleitoral. Segundo o TSE, nenhuma das tentativas conseguiu comprometer a integridade ou o sigilo do voto.
Ainda assim, a Comissão Avaliadora recomendou a repetição de alguns planos de teste para confirmar se os ajustes realizados corrigiram eventuais vulnerabilidades apontadas pelos pesquisadores.
A nova etapa faz parte da preparação da Justiça Eleitoral para as Eleições Gerais de 2026, marcadas para os dias 4 e 25 de outubro, datas previstas para o primeiro e o segundo turno, respectivamente.
Foto: TSE


