STF bloqueia recursos da Starlink de Elon Musk em decisão contra a rede X

Falta de representante legal da rede social X no Brasil leva ao bloqueio financeiro da Starlink

Em uma medida drástica, o Supremo Tribunal Federal (STF) bloqueou os recursos financeiros da Starlink Holding, empresa pertencente ao bilionário Elon Musk, devido à ausência de um representante legal da rede social X no Brasil. O bloqueio foi ordenado pelo ministro Alexandre de Moraes, que decidiu pela medida para garantir o pagamento de multas aplicadas à rede X pela Justiça brasileira.

Moraes argumentou que a Starlink, assim como a X, faz parte do mesmo grupo econômico sob comando de Musk. A decisão, datada de 18 de agosto, visa assegurar que a X cumpra com as determinações judiciais, incluindo a nomeação de um representante legal no país.

O bloqueio gerou uma nova onda de críticas por parte de Musk, que chamou Moraes de “ditador” em uma postagem no X e insinuou a conivência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão do STF também inclui uma intimação para que a rede social tenha um representante legal no Brasil dentro de 24 horas, sob pena de suspensão do serviço.

A X anunciou o fechamento de seu escritório no Brasil como resposta às multas e ordens judiciais. Em um post, a empresa criticou o STF e ameaçou retirar o serviço do país, alegando que suas ações são incompatíveis com um governo democrático.

O STF, por sua vez, respondeu exigindo que a X restabeleça um representante no Brasil e marcou o perfil de Elon Musk em sua comunicação oficial.

O processo de Elon Musk contra megaempresas por suposto ‘boicote’ ao X

Foto: Getty Images

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS