Estiagem e falta de chuva são apontados como principais motivos pela prefeitura. Moradores cobram planejamento para o problema que é recorrente
Moradores de Artur Nogueira (SP) vêm sofrendo com falta de abastecimento de água há uma semana. Segundo relatos, o problema é recorrente nesta época do ano.
A prefeitura informou que a cidade registrou, em julho, o menor índice de chuva dos últimos 13 anos e que a represa responsável pela captação para tratamento e atendimento de 70% da demanda de água potável começou a baixar dois centímetros por dia.
A justificativa não convence os moradores que cobram por planejamento.
Os bairros mais atingidos são:
· Bom Jardim;
· Jardim Planalto;
· CDHU;
· Villa Nogueira;
· Jardim Bela Vista II.
O que diz a prefeitura?
Em nota, a prefeitura informou que, em relação ao ano passado. Artur Nogueira está com vantagem de 60 dias, sem diminuição do nível. Em 2024, a cidade passou a ter diminuição de dois centímetros por dia na represa desde junho. Este ano, a diminuição começou em agosto.
A administração também relatou que o Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) iniciou ações de economia em junho, “com medidas como diminuição da pressão na rede de distribuição à noite” e utilização de apenas uma bomba, como forma de ganhar tempo para recuperação da represa.
O serviço ainda informou que o abastecimento nos bairros Vila Nogueira, Jardim Bela Vista e Bom Jardim tem sido afetado por dois fatores principais: a estiagem prolongada do ano, que reduziu a capacidade dos mananciais, e a manutenção preventiva com a substituição de uma bomba na represa do Poquinha, essencial para reforçar o sistema de distribuição de água.
Fonte/Reprodução: EPTV – Campinas, SP
Foto: Divulgação/Internet – g1