Rota das Bandeiras realiza 4° edição do ‘Censo Animal’, para mapeamento de animais de grande porte no Corredor Dom Pedro

Ao visitar as residências rurais, a equipe da Concessionária aborda a importância de manter o rebanho preso, afim de diminuir o número de ocorrências na via.

A Concessionária Rota das Bandeiras realiza a 4° edição do ‘Censo Animal’, programa de conscientização de proprietários de animais de grande porte às margens das rodovias.

Em conversa com os proprietários de residências rurais, os inspetores de Tráfego abordam sobre a importância de manter o rebanho preso, afim de diminuir o número de ocorrências na via. Um folheto com dicas de segurança é entregue no momento da visita. A equipe também dá orientação sobre os cuidados com a manutenção de cercas. Conforme o artigo 936 do Código Civil, os proprietários têm responsabilidades civil e criminal em casos de acidentes com os animais.

O primeiro Censo foi realizado em 2015. A partir de 2020, a Concessionária concluiu que o levantamento seria feito a cada dois anos. Em 2022, foram visitadas 79 propriedades, que possuíam 5.652 animais.

Informações como as características e as marcações dos animais, auxiliam a Rota das Bandeiras a identificar o proprietário caso haja alguma apreensão ou acidente na rodovia.

Os animais, quando apreendidos, são levados a um pátio em Louveira, onde recebem cuidados necessários como vacinas e alimentação. Os proprietários têm oito dias para fazer a retirada dos animais. Caso o proprietário não seja identificado, os animais são liberados para leilão, com a arrecadação destinada ao município e ao próprio pátio de apreensão para a cobertura dos gastos efetuados durante a estadia.

A presença de animais na pista é um risco à segurança dos motoristas. Para minimizar as chances de um acidente, a Rota das Bandeiras investe em ações periódicas, que vão desde a capacitação de equipes na captura dos animais até ações educativas desenvolvidas pelo programa Rota da Educação com escolas municipais do Corredor Dom Pedro.


Foto: Rota das Bandeiras

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS