RMC recebe primeiro Centro de Inteligência Metropolitana para segurança pública do Brasil

A Região Metropolitana de Campinas (RMC) deu um passo significativo na segurança pública com a inauguração do primeiro Centro de Inteligência Metropolitana (CIM) do Brasil, destinado a articular ações de segurança entre municípios.

Com sede em Campinas, o CIM visa integrar os núcleos de inteligência das guardas municipais das 20 cidades que compõem a RMC, promovendo cooperação intermunicipal, compartilhamento e análise de dados, além da definição de estratégias e operações conjuntas para o combate à criminalidade.

A cerimônia de inauguração ocorreu na manhã da última segunda-feira (12), com a presença do prefeito Dário Saadi, que também preside o Conselho de Desenvolvimento da RMC. Localizado em um anexo do Centro Integrado de Comando e Controle de Campinas (CICC), na Rua Afonso Pena, o CIM simboliza um avanço na estruturação da segurança pública regional.

A coordenação do CIM ficará a cargo da cidade de Vinhedo, com Paulínia na vice-coordenação. Campinas assumirá a primeira secretaria, enquanto Santo Antônio de Posse e Itatiba ocuparão a segunda e terceira secretarias, respectivamente.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS