A consulta ao status da restituição, disponível desde o dia 24, pode ser realizada no site da Receita Federal ou através do aplicativo.
Aproximadamente 120 mil contribuintes que resolveram suas pendências fiscais com a Receita Federal terão suas restituições liberadas nesta segunda-feira (31). O pagamento referente ao lote da malha fina de março também inclui valores de restituições de anos anteriores. No total, 120.039 contribuintes receberão R$ 253,88 milhões, sendo que R$ 168,86 milhões serão destinados a aqueles que possuem prioridade.
As prioridades são definidas da seguinte forma: 75.790 contribuintes que informaram a chave Pix do tipo CPF na declaração do Imposto de Renda ou utilizaram a declaração pré-preenchida. Em segundo lugar, estão 16.215 contribuintes entre 60 e 79 anos, seguidos por 4.013 professores. Também constam na lista 3.163 idosos acima de 80 anos e 2.405 contribuintes com deficiência ou doenças graves. Por fim, 18.453 contribuintes que não se enquadram nas categorias prioritárias completam a lista.
A consulta ao status da restituição, disponível desde o dia 24, pode ser realizada no site da Receita Federal ou através do aplicativo. O pagamento será feito na conta ou chave Pix informadas na declaração. Aqueles que não estiverem na lista devem acessar o e-CAC para verificar se existem pendências e, se necessário, enviar uma declaração retificadora.
Se a restituição não for depositada devido a uma conta desativada, os valores poderão ser resgatados por até um ano no Banco do Brasil, onde o cidadão pode solicitar o crédito em outra conta. Após um ano, o valor deve ser reivindicado no Portal e-CAC.