Dados foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea)
O Brasil registrou queda tanto na produção quanto na venda de veículos em junho deste ano, de acordo com dados divulgados nesta semana pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Segundo o levantamento, a produção de veículos recuou 4,9% no mês passado, na comparação com o mesmo período de 2024, com 200,8 mil unidades produzidas no país. Em relação ao mês anterior, a queda foi ainda maior, de 6,5%.
Os dados envolvem veículos como carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.
No acumulado do primeiro semestre deste ano, de acordo com a Anfavea, foram produzidos 1,23 milhão de veículos, o que correspondeu a um aumento de 7,8% em relação aos seis primeiros meses de 2024.
Vendas
Ainda segundo a Anfavea, o país registrou a venda de 212,9 mil veículos em junho, uma leve queda de 0,6% em relação ao mesmo período do ano passado (indicando uma acomodação do mercado, com relativa estabilidade).
Na base de comparação mensal, em relação a maio, houve queda de 5,7% nas vendas.
No acumulado do ano até junho, a alta é de 4,8%, com 1,2 milhão de veículos comercializados nos primeiros seis meses de 2025.
Exportações
O balanço da Anfavea mostra ainda que as exportações cresceram 75% em relação a junho do ano passado, com 50,7 mil veículos embarcados.
Por outro lado, em relação a maio deste ano, houve recuo de 1,7% nos embarques.
No acumulado entre janeiro e junho de 2025, o Brasil exportou 264,1 mil veículos, uma alta de 59,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
O principal destino das exportações de veículos brasileiros é a Argentina.
Fonte/Reprodução: Metropoles.ocm
Foto: GettyImages