Produção de Petróleo e Gás Natural aumenta 2,4% em um ano

REPLAN destaca-se no crescimento e no uso eficiente do parque de refino

A produção de petróleo e gás natural da Petrobras no segundo trimestre de 2024 cresceu 2,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior, atingindo um volume médio de 2,7 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed). Esse crescimento é impulsionado pelo ramp-up dos FPSOs Almirante Barroso, P-71, Anna Nery, Anita Garibaldi e Sepetiba, e pela entrada em produção de 12 novos poços, sendo oito na Bacia de Campos e quatro na Bacia de Santos.

Apesar desse crescimento anual, houve uma queda de 2,8% na produção média em relação ao primeiro trimestre de 2024, devido principalmente às paradas para manutenção e ao declínio natural de campos maduros.

No segundo trimestre de 2024, o fator de utilização total (FUT) do parque de refino foi de 91%, mesmo com paradas programadas em várias refinarias, incluindo a REPLAN em Paulínia. A participação de petróleo do pré-sal nas cargas das refinarias atingiu 69%, um recorde trimestral. Esse resultado favorece a produção de derivados de maior valor agregado e contribui para a redução de emissões.

A produção total de derivados caiu ligeiramente, 0,5%, em comparação com o trimestre anterior. No entanto, a produção de querosene de aviação (QAV), gasolina e diesel aumentou, representando 69% do total refinado.

A REPLAN, localizada em Paulínia, continua sendo uma peça-chave para a Petrobras, não apenas pela sua capacidade de refino, mas também pelo papel importante que desempenha no crescimento econômico da cidade, gerando empregos e incentivando o desenvolvimento de infraestrutura e serviços.

foto: INTERNET

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS