Prefeitura garante preservação e revitalização da Lagoa do Santa Terezinha

O prefeito de Paulínia, Danilo Barros, esteve nesta semana na Lagoa do Santa Terezinha para esclarecer os trabalhos realizados no local. Segundo ele, ao contrário do que tem circulado, a lagoa não está sendo destruída, mas sim recuperada e transformada em uma nova área de lazer e preservação ambiental para a população.

“Estamos aqui na Lagoa do Santa Terezinha, e ao contrário do que muitos estão falando, nós não estamos acabando com a lagoa. Estamos transformando este espaço para que seja mais uma oportunidade de lazer e de contato com o meio ambiente para o cidadão paulinense”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Rafael, explicou que a lagoa vinha sofrendo um processo de assoreamento ao longo dos anos, acumulando terra e reduzindo sua profundidade para entre 20 centímetros e 1 metro. A obra em andamento prevê a retirada desse material acumulado para restaurar a profundidade e a vida aquática da lagoa.

O processo é feito em etapas. Primeiro, metade da lagoa foi isolada para concentrar a água, peixes e outros animais enquanto a terra é retirada da outra metade. Posteriormente, a operação será invertida para concluir a dragagem. Após a recuperação, o espaço contará com um novo parque, ampliando as opções de lazer para a população.

De acordo com o secretário, caso a intervenção não fosse realizada, a lagoa poderia secar completamente em cinco ou seis anos. “Perderíamos um espaço muito conhecido e querido pela população, que já foi um símbolo da cidade”, alertou.

O prefeito também destacou o monitoramento ambiental em andamento, que já identificou mais de 65 espécies de répteis, anfíbios, aves e mamíferos. O acompanhamento visa garantir que a fauna local seja preservada e contemplada nas ações de compensação ambiental.

A Secretaria do Meio Ambiente colocou-se à disposição da população para esclarecer dúvidas.

“É Paulínia fazendo mais pelo verde, pelo meio ambiente e por você”, concluiu o prefeito.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS