Na manhã da última terça-feira (24), a Prefeitura de Paulínia oficializou um projeto inovador em parceria com a Boehringer Ingelheim, voltado para a ampliação e qualificação do atendimento à saúde da população local. A cerimônia, realizada na sede da Prefeitura, contou com a presença de autoridades municipais e representantes da empresa farmacêutica.
O prefeito Danilo Barros, acompanhado por Andrea Sambati, CEO da Boehringer Ingelheim no Brasil, e outros executivos da empresa, destacou a importância da iniciativa para a cidade. “Paulínia está sempre de portas abertas para iniciativas que tragam benefícios reais à nossa população. Essa parceria vai fortalecer o trabalho dos nossos profissionais da saúde e refletir diretamente em um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado para os paulinenses”, afirmou o prefeito.
O projeto, que será implementado no Hospital Municipal de Paulínia e nas dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, foca em doenças como AVC, infarto e doenças respiratórias, responsáveis por cerca de 400 mil mortes no Brasil em 2022, de acordo com o Ministério da Saúde.
O “Projeto Saúde Integrada” reúne três importantes iniciativas:
- Angels: Programa internacional que capacita profissionais no atendimento ao AVC, acelerando diagnóstico e tratamento para reduzir sequelas e salvar vidas. Já impactou mais de 750 mil pacientes e treinou mais de 50 mil profissionais no Brasil.
- AbraçAR: Focado na prevenção e manejo de doenças respiratórias, visa reduzir hospitalizações e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Com a realização de exames de espirometria, já beneficiou 142 cidades brasileiras, realizando 60 mil exames e capacitando 4,5 mil profissionais.
- Sprint: Atua na resposta rápida ao infarto, diminuindo o tempo entre os primeiros sintomas e a intervenção médica. Tem gerado resultados expressivos, como a redução da mortalidade por infarto em 21% no Rio Grande do Norte e 13,3% em Brasília.
Andrea Sambati destacou que a parceria visa contribuir para um sistema de saúde mais eficiente e ágil na cidade. “Estamos contribuindo para um sistema de saúde mais eficiente e ágil na cidade, especialmente se tratando de doenças que estão entre as principais causas de morte e que exigem rapidez no atendimento para salvar e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.”
Pablo Belmont, Diretor da Fábrica de Paulínia da Boehringer Ingelheim, ressaltou o orgulho de ampliar o vínculo com Paulínia. “Temos uma relação histórica com Paulínia e é motivo de orgulho ampliar esse vínculo por meio de um projeto que transforma a vida das pessoas. Este é um legado que transcende os muros da fábrica.”
O Secretário de Saúde de Paulínia, Dr. Antônio Carlos Guimarães, também enfatizou o impacto transformador da parceria. “Capacitar nossos profissionais da rede na prevenção é essencial para que possamos salvar mais vidas e minimizar efeitos adversos que essas doenças podem causar.”
Uma equipe dedicada, composta por mais de 20 profissionais da empresa, será responsável pela capacitação contínua de técnicos de enfermagem, médicos da família, médicos generalistas, equipe multiprofissional que atua na Atenção Primária à Saúde, equipe do hospital e Agentes Comunitários de Saúde da rede municipal.
Foto: PMP