O teste é mais preciso, rápido e menos invasivo que outros métodos. Exame possui cerca de 88% a 90% de precisão na detecção da doença.
Recentemente, um exame de sangue inovador capaz de ajudar a diagnosticar a doença de Alzheimer em pacientes com sinais de declínio cognitivo, chegou ao Brasil.
A PrecivityAD2, desenvolvida pela startup norte-americana C2N Diagnostics, foi inserida no Brasil pelo grupo Fleury e se encontra disponível nos laboratórios da rede em São Paulo desde 2023.
O exame de sangue detecta proteínas associadas à formação de placas amiloides no cérebro, um dos principais indicadores do Alzheimer. O teste é mais preciso, rápido e menos invasivo que outros métodos, como o PET-amiloide cerebral.
Pesquisas apontam que o PrecivityAD2 possui cerca de 88% a 90% de precisão na detecção da doença, permitindo intervenções mais eficazes e aprimorando a qualidade de vida dos pacientes.
Atualmente, o valor custa em cerca de R$ 3.600 e os planos de saúde não cobrem. O exame deve oferecido em outras regiões em breve.
Exame de sangue auxilia a diagnosticar a doença de Alzheimer em pacientes com sinais de declínio cognitivo
Foto: Getty Images/Veja