Por vaga na Copa do Brasil em 2026, Guarani confirma presença na Copa Paulista

Bugre está no Grupo 3 ao lado de Paulista, Primavera, Rio Branco, São Bento e XV de Piracicaba

Em meio à disputa da Série C do Campeonato Brasileiro, o Guarani também pensa em outras competições para a sequência da temporada. O Bugre será um dos participantes da Copa Paulista de 2025.

A informação foi confirmada no Conselho Técnico da competição estadual nesta terça-feira. O torneio será realizado no segundo semestre, com início previsto para o dia 15 de junho.

Fora do mata-mata do Paulistão, o Bugre optou por ingressar na Copa Paulista por ser o caminho mais viável para chegar na Copa do Brasil de 2026. A equipe campineira está no Grupo 3 ao lado de Paulista, Primavera, Rio Branco, São Bento e XV de Piracicaba.

O Guarani não participa da Copa do Brasil desde 2022, quando caiu para o Vila Nova na segunda fase, e tem como objetivo voltar ao torneio na próxima temporada.

A Federação Paulista tem direito a seis vagas na competição, sendo cinco delas preenchidas de acordo com a classificação no Paulistão. Os quatro semifinalistas garantem automaticamente uma vaga no torneio, enquanto o time de melhor campanha que for eliminado nas quartas de final completa a quinta vaga.

A sexta indicação que a FPF tem direito estará em jogo justamente na Copa Paulista, quando o campeão escolhe entre a Série D ou a Copa do Brasil.

Plano B

Mesmo se não chegar na decisão da Copa Paulista, o Guarani ainda tem uma chance para disputar a próxima Copa do Brasil. O Bugre pode herdar uma vaga via “fila de espera” da FPF.

Isso só será possível se cinco dos oito classificados ao mata-mata do Paulistão conseguirem vagas na terceira fase da Copa do Brasil, mas, para isso, eles precisam vencer a Copa do Brasil ou a Série B do Campeonato Brasileiro.

Além dos dois campeões, também estão garantidos na terceira fase da Copa do Brasil de 2026 os representantes brasileiros na Libertadores do próximo ano e os vencedores da Copa Verde e da Copa do Nordeste.

A lista deve preencher 12 vagas. Caso o número não seja contemplado, as restantes serão distribuídas no Campeonato Brasileiro de 2025 – na última temporada os integrantes do G-8 garantiram lugar na fase avançada.

Corinthians, Santos, São Paulo, Palmeiras, Mirassol e Bragantino podem conseguir a vaga direta na terceira fase via Brasileirão, Libertadores ou até mesmo com um título de Copa do Brasil.

Já o Novorizontino está na disputa na Série B, enquanto o São Bernardo é um candidato a jogar a Copa Paulista.

Se cinco desses conseguirem lugar na terceira fase do mata-mata nacional da próxima temporada, o Guarani herda a quinta vaga na lista de espera da FPF – o time campineiro ficará atrás de três dos eliminados nas quartas de final do estadual deste ano e da Ponte Preta.

O foco agora está na Série C. Depois da estreia com derrota para o Maringá, em casa, o Bugre visita o Brusque no próximo domingo, às 19h, em Santa Catarina, pela segunda rodada.

Fonte: Ge – Campinas, SP

Estádio Brinco de Ouro, bandeira do Guarani — Foto: Raphael Silvestre/Guarani FC

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS