Macaca terminou primeira fase com campanha superior aos cinco classificados
Dona da quarta melhor campanha da primeira fase do Paulistão, a Ponte Preta não conseguiu a classificação ao mata-mata após ficar com o terceiro lugar no Grupo D.
Com 22 pontos, o time comandado por Alberto Valentim ficou atrás do São Bernardo e do Palmeiras, ambos com 23 – apenas o Corinthians, 27, tem pontuação superior ao trio que dividiu a mesma chave.
A campanha da Macaca estabeleceu uma nova marca: é o time com a maior pontuação a não avançar para as quartas de final desde 2017, quando o atual formato foi implementado pela FPF.
A Ponte chegou na última rodada dependendo das próprias forças. Uma vitória contra o Bragantino, em casa, seria suficiente, mas a equipe foi derrotada por 2 a 0 e ultrapassada pelo Palmeiras, que derrotou o Mirassol por 3 a 2.
Essa foi a primeira vez que o time com a quarta melhor campanha da primeira fase não se classifica ao mata-mata.
A pontuação da Ponte foi superior à de outros cinco classificados: São Paulo (19 pontos), Santos (18), Novorizontino (18), Bragantino (17) e Mirassol (16) – além de classificar nas outras três chaves, a Macaca seria líder nos grupos de São Paulo e Santos.
A Ponte é apenas o segundo time a ultrapassar 20 pontos e não conseguir uma das oito vagas nas quartas de final do Paulistão. O São Bernardo chegou aos 21 pontos em 2024, mas ficou atrás de São Paulo e Novorizontino, ambos com 22.
Vale lembrar que em outras duas ocasiões foi a Macaca quem conseguiu se classificar mesmo com pontuação inferior a um dos “eliminados” da primeira fase: fez menos pontos que o Novorizontino em 2020 e menos do que o São Bernardo no ano passado.
Envolvido diretamente na disputa no Grupo D, o técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, saiu em defesa da Macaca e criticou o atual regulamento do Paulistão. “Não é justo uma equipe com 22 pontos, quarta campanha no geral ficar fora. A Federação Paulista precisa repensar a forma de disputa do campeonato.”
Fora do Paulistão, a Macaca volta a campo na quarta-feira, pela primeira fase da Copa do Brasil, contra o Concórdia, em Santa Catarina, e ainda tem a disputa da Série C do Brasileiro, a partir de abril.
Fonte: Ge – São Paulo, SP
Ponte perdeu para o Bragantino em jogo decisivo — Foto: Júlio César Costa/Pontepress