A decisão segue a análise dos dados sobre a circulação dos vírus
Na última terça-feira (13) a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que decidiu manter a poliomielite como emergência em saúde pública de interesse internacional. A decisão segue a análise dos dados sobre a circulação dos vírus, sobretudo nos seguintes países: Afeganistão, Etiópia, Guiné Equatorial, Quênia, Mali, Níger, Paquistão, Senegal e Somália.
“O comitê de emergência da OMS concluiu por unanimidade que o risco de propagação internacional do poliovírus continua a justificar a manutenção da emergência. Foi recomendada a prorrogação das orientações temporárias por mais três meses”, destacou a OMS.
Fatores
Dentre os fatores observados estão: vacinação de rotina fraca, já que muitos países apresentam fracos sistemas de imunização; e a falta de acesso em alguns locais, que continua sendo um grande risco no combate à pólio.
A doença
A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus capaz de provocar graves consequências, como a perda dos movimentos. A vacinação é a única forma de prevenção.
Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil