Petrobras Recebe Autorização para Comercializar Bunker com Biodiesel

Primeira empresa no Brasil a oferecer um bunker com conteúdo renovável, a Petrobras confirma a viabilidade do VLS B24 após testes rigorosos em navegação

A Petrobras conseguiu durante o mês de julho a autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para a comercialização do VLS B24, um combustível marítimo que contém 24% de biodiesel. Com isso, a Petrobras se torna a primeira empresa no Brasil a oferecer um bunker com conteúdo renovável.

O VLS B24 é uma combinação de bunker (estrutura capaz de suportar o impacto) mineral com biodiesel certificado pela ISCC EU RED, uma das principais certificações para rastreabilidade e redução de emissões de gases de efeito estufa. A autorização reflete o compromisso da Petrobras com o desenvolvimento de produtos sustentáveis e de baixo carbono.

Após meses de testes em condições reais de navegação, o combustível mostrou-se eficiente, sem problemas nos motores e sistemas de purificação. Claudio Schlosser, diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, afirmou que a autorização confirma a validade da estratégia da companhia de oferecer soluções sustentáveis e economicamente viáveis.

Durante a reunião, a ANP  aprovou também a alteração de resoluções da Agência que estavam em desacordo com artigo 10 da Lei 9847/99. O artigo determina que, em caso de revogação, pela ANP, de autorização de funcionamento de agente econômico do abastecimento de combustíveis em função de irregularidades cometidas, a pessoa jurídica e os responsáveis por ela, ficarão impedidos por cinco anos de exercer atividades nesse segmento. As alterações são necessárias porque as resoluções em questão mencionavam somente as pessoas jurídicas, mas não os responsáveis (sócios).

foto: divulgação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS