Evento reuniu agentes da RMC para capacitação sobre emergências em áreas industriais, com a presença de autoridades e especialistas
Nos dias 14, 15 e 16, ocorreu a 1° Semana de Proteção e Defesa Civil de Paulínia, um evento organizado pela Prefeitura Municipal, no auditório Carlos Tontoli, com o objetivo de integrar todos os agentes de proteção civil da Região Metropolitana de Campinas e capacitá-los quanto à prevenção dos riscos tecnológicos, um fator muito comum na localidade devido à grande concentração industrial. A perspectiva é que o evento se torne anual.
Autoridades municipais, estaduais e institucionais estiveram presentes para prestigiar e orientar os colaboradores da Defesa Civil. “Nós esperamos alcançar total integração entre as defesas civis e os coordenadores e prosperar no ato da prevenção. A resposta é a nossa obrigação, mas a prevenção é o elemento central do evento”, afirmou o secretário municipal da Defesa Civil de Paulínia, Toní Guimarães.
O evento teve início com o coordenador estadual adjunto da Defesa Civil, coronel Reinaldo Monteiro, que falou sobre os riscos tecnológicos em uma escala estadual. Para reforçar a importância da colaboração regional, Sidney Furtado, coordenador regional da Defesa Civil, evidenciou o assunto.
A doutora e pesquisadora do Centro de Pesquisas Meteorológicas da Unicamp, Ana Ávila, abordou o tema “Monitoramento climático e seus impactos em ambientes tecnológicos”, destacando a importância da meteorologia e da tecnologia na prevenção de desastres.
No segundo dia, engenheiros de instituições estratégicas de Paulínia, como o Plano de Auxílio Mútuo (PAM), Transpetro e CETESB, palestraram sobre a prevenção de acidentes, gestão de emergências industriais e proteção ambiental.
No encerramento, os participantes assistiram uma palestra da CPFL sobre o protocolo de emergência em acidentes com redes elétricas e a integração entre o Corpo de Bombeiros e as Defesas Civis. Logo após, participaram de uma exposição de viaturas e equipamentos operacionais, apresentação de técnicas com kits de emergência e EPIs, além de uma demonstração da rede de apoio prático, no estacionamento do Theatro Municipal.
Texto: Redação
Foto: PMP