Paulínia amplia obras de saneamento para avançar na coleta e no tratamento de esgoto

Prefeito Danilo Barros destaca prioridade da gestão em saúde e qualidade de vida

Em parceria com a Sabesp, a Prefeitura de Paulínia está ampliando as obras de saneamento básico no município com a meta de alcançar 100% de coleta e tratamento de esgoto nos próximos anos.

Segundo a administração, os trabalhos em andamento no Parque da Represa incluem novas estações elevatórias de esgoto e expansão de redes coletoras, eliminando pontos críticos e ampliando a proteção ambiental.

O prefeito Danilo Barros reforça que o saneamento é prioridade: “Estamos investindo para que Paulínia seja referência em saúde e qualidade de vida. Saneamento é saúde pública e respeito ao meio ambiente.”

Além disso, Paulínia está ganhando uma nova estação de tratamento de esgoto. “Isso é um diferencial para a cidade. Teremos a possibilidade de tratar melhor nosso esgoto e reduzir problemas de odores com tecnologia ultramoderna. É Paulínia cuidando melhor da água e do meio ambiente”, disse o prefeito.

Situação atual

De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS, ano-base 2022), Paulínia não trata ainda 100% do esgoto gerado. Hoje, 82,32% do volume total de esgoto é coletado e tratado, ou seja, todo o esgoto que chega à rede passa por tratamento, mas ainda há parte da cidade sem cobertura de coleta.

Benefícios para a população

• Mais coleta e novas elevatórias reduzem extravasamentos e odores em áreas críticas;
• Meta de universalização: ampliar a rede para que todo o esgoto gerado seja coletado e tratado;
• Nova estação ultramoderna: melhora a qualidade do tratamento e traz ganhos ambientais.

Segundo a Prefeitura, após a conclusão das etapas em andamento, novas regiões receberão intervenções, mantendo o cronograma de expansão.

Foto: PMP

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS