Após blitze da Anvisa e Inmetro em SP, Vigilância Sanitária de Paulínia orienta população sobre os riscos de produtos irregulares na folia.
Uma força-tarefa nacional, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), mobilizou órgãos como a Anvisa, o Inmetro e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para garantir a segurança dos consumidores no Carnaval. A “Operação Tô de Olho – Na Folia” fiscalizou 23,5 mil itens em 64 estabelecimentos em São Paulo, Salvador e Distrito Federal, resultando em 942 irregularidades e 126 apreensões.
A Anvisa concentrou esforços em bebidas alcoólicas e cosméticos, como pomadas capilares. Dos 1.035 produtos inspecionados pela agência, 556 apresentavam irregularidades. O balanço incluiu 13 apreensões, uma interdição e quatro multas. O Inmetro, por sua vez, vistoriou fantasias, máscaras e preservativos, detectando 225 inconformidades. Já o MAPA retirou de circulação bebidas sem registro ou procedência, inutilizando 124 litros de produtos suspeitos. Dispositivos eletrônicos para fumar (vapes), cuja venda é proibida, também foram alvos da fiscalização.
Embora as blitze tenham focado em grandes centros e na capital paulista, as diretrizes de segurança são aplicadas rigorosamente em Paulínia. A Vigilância Sanitária municipal alerta que comerciantes de distribuidoras, tabacarias e farmácias devem estar atentos à procedência das mercadorias. A comercialização de itens sem registro coloca em risco a saúde da população paulinense e pode gerar sanções severas.
A recomendação é que os cidadãos de Paulínia verifiquem o selo do Inmetro em produtos e a regularização de cosméticos junto à Anvisa. Em caso de irregularidades, denúncias podem ser feitas pela Ouvidoria da Prefeitura de Paulínia ou diretamente na Vigilância Sanitária local, reforçando a rede de proteção que integra o Plano de Ação da Estratégia Nacional de Infraestrutura da Qualidade (ENIQ).
Fonte: Anvisa
Foto: Jacqueline Spotto


