OMS pré-qualifica primeira vacina contra mpox

Imunizante é produzido pela farmacêutica Bavarian Nordic.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, na semana passada, que pré-qualificou a vacina contra a mpox produzida pela farmacêutica Bavarian Nordic. O imunizante é o primeiro contra a doença que passa a fazer parte da lista de insumos pré-qualificados da entidade.

“A pré-qualificação da OMS para a vacina MVA-BN ajudará a acelerar a aquisição contínua das vacinas mpox por governos e agências internacionais como a Gavi (Aliança Mundial para Vacinas e Imunização) e a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para ajudar comunidades na linha de frente da emergência em andamento na África e além”, explicou a diretora-geral assistente da OMS para Acesso a Medicamentos e Produtos de Saúde, Yukiko Nakatani, em comunicado à imprensa.

Esquema vacinal e segurança

Segundo a OMS, o imunizante produzido pode ser administrado em pessoas com 18 anos ou mais em esquema de duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas.

Embora a vacina não esteja atualmente licenciada para aplicação em menores de 18 anos, a OMS explica que o chamado uso off label está permitido em crianças e adolescentes, gestantes e pessoas imunossuprimidas. “O uso da vacina é recomendado em situações de surto onde os benefícios superam os riscos potenciais”, destacou.

Ainda segundo a OMS, o imunizante apresentou bom perfil de segurança, comprovado em estudos clínicos e durante a emergência global declarada em 2022.

Dose única

Em casos de surto combinado à oferta limitada da vacina, a Organização Mundial da Saúde recomenda a aplicação de dose única. Entretanto, chama a atenção para a necessidade de coleta de dados sobre segurança e eficácia do imunizante nesta circunstância.

“Dados disponiveis mostram que uma única dose da vacina administrada previamente à exposição tem eficácia estimada de 76% na proteção contra a mpox, enquanto o esquema de duas doses atinge eficácia estimada de 82%. A vacinação após exposição ao vírus é menos eficaz do que a vacinação pré-exposição.”

Organização Mundial da Saúde pré-qualifica primeira vacina contra mpox

Foto: Ailan Jocard/ Pool via Reuters

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS