Pesquisadores identificaram que a prática de atividades físicas três vezes na semana, por 16 semanas seguidas, foi suficiente para evitar danos.
Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apontou que a obesidade e o sedentarismo podem envelhecer o sistema imunológico em até 15 anos, o que favorece o surgimento de outras doenças. O trabalho foi publicado em revista científica.
Os pesquisadores acompanharam 167 pessoas com idades entre 40 e 60 anos, divididas em três grupos, sendo obesos, obesos com diabetes tipo 2 e indivíduos saudáveis, sem comorbidades.
Para a pesquisa, os participantes foram submetidos a uma rotina de atividades físicas três vezes por semana, por 16 semanas seguidas. Os trabalhos contaram com musculação e exercícios aeróbicos.
Com isso, os pesquisadores identificaram que essa frequência foi suficiente para melhorar os problemas da obesidade e do sedentarismo nos participantes.
“O que que nós observamos? Primeiro os resultados clássicos do treino, que são a melhora da composição corporal, que é perder cintura, perder gordura e ganhar massa muscular. E nós observamos que os marcadores de envelhecimento das células do sistema imunológico, que a gente tinha visto antes do treino, elas foram revertidas após essas 16 semanas. Isso significa que aquele sistema imunológico voltou a funcionar corretamente”, explicou a coordenadora do Laboratório de Fisiciologia do Exercício da Faculdade de Educação Física da Unicamp, Claudia Cavaglileri.
Pesquisa foi desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Foto: