Aparelhos serão capazes de contar automaticamente os eixos dos veículos para fins estatísticos e transmitir em tempo real os dados para uma central do departamento.
Uma ordem de serviço para a instalação de novos radares na região de Campinas foi assinada pelo Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP).
Segundo o órgão, a previsão é de que os novos equipamentos entrem em operação até maio. A licitação para a instalação foi aberta em 2021 e passou por uma série de adiantamentos.
Os radares poderão ser vistos em rodovias de Campinas (6 pontos), Artur Nogueira (2 pontos), Jaguariúna (2 pontos), Americana (6 pontos), Sumaré (3 pontos), Valinhos (2 pontos) e Vinhedo (1 ponto).
Ainda de acordo com o DER-SP, são pontos estratégicos, mapeados como aqueles com maiores índices de acidentes, levando em consideração também outros fatores, como alta velocidade praticada, pontos críticos, proximidade de passagem de fauna, entre outros.
Eixos de veículos
Os aparelhos serão capazes também de contar automaticamente os eixos dos veículos para fins estatísticos e transmitir em tempo real os dados para uma central do departamento. Estes, por sua vez, são do tipo fixo-redutor e fixo-controlador e não do tipo conhecido como radar “anti-migué” (radar doppler).
O radar fixo-redutor será instalado somente em áreas com maior adensamento urbano, com maior número de pedestres e ciclistas, com um display que mostrará a velocidade dos veículos.
Já o fixo-controlador mede a velocidade sem o uso de um display, em trechos rurais com maior velocidade.
Previsão é de que os novos equipamentos entrem em operação até maio
Foto: Divulgação