Ministros do STF veem ação coordenada para enfraquecer Moraes e reagem para blindá-lo

Integrantes da Suprema Corte veem ações de Trump e big techs como tentativa de minar confiança no julgamento da denúncia contra Bolsonaro e agem para preservar Moraes.

Ministros do Supremo Tribunal Federal têm uma avaliação muito sólida sobre as ações patrocinadas pelo governo americano de Donald TrumpElon Musk e das big techs sobre Alexandre de Moraes.

Três integrantes da corte fazem a mesma análise: a de que há uma ação coordenada para tentar enfraquecer o ministro e a credibilidade do julgamento da denúncia contra Jair Bolsonaro. 

Qual o efeito dessa pressão?

O oposto do pretendido. Dentro do STF, Moraes está blindado.

O resultado, internamente, é o oposto ao supostamente pretendido pelos detratores do ministro. Há um entendimento de que é preciso preservar Moraes para garantir a execução normal do julgamento da denúncia contra Jair Bolsonaro e outros 33 acusados pela Procuradoria-Geral da República de tramar golpe de Estado no país.

A defesa institucional do ministro, de suas prerrogativas e da independência do Supremo também deve vir de entidades que representam diferentes categorias da magistratura.

Uma frente de confronto político também foi aberta por parlamentares que não se alinham à tática de uma ala do bolsonarismo de partir para o ataque à Justiça do país no exterior. O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) apresentou projeto de lei que, com base na reciprocidade, proíbe o ingresso no Brasil de autoridades estrangeiras que atuem para atacar as instituições do país.

É uma reação à articulação, capitaneada por Eduardo Bolsonaro junto a uma ala da extrema direita americana, para impedir a concessão de visto de Moraes para os Estados Unidos. Detalhe: segundo pessoas próximas ao ministro, ele está com o visto americano vencido há três anos, e não manifestou, em todo o período, intenção em renovar o documento.

Fonte: G1 – Política

Ministro Alexandre de Moraes durante a sessão da Primeira Turma do STF. — Foto: Gustavo Moreno/STF

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS