Maior delegação e participação feminina marcam Paralimpíadas de Paris 2024

Com 277 atletas, Brasil envia sua maior delegação para Jogos no exterior, destacando-se pela maior participação feminina da história, com 116 mulheres representando 45% do total.

As Paralimpíadas de Paris 2024, que têm início no dia 28 de agosto, contarão com a maior delegação brasileira já enviada a uma edição dos Jogos disputada no exterior. Com 277 atletas convocados, o Brasil não apenas supera seus números anteriores, mas também atinge um marco histórico na participação feminina: 116 mulheres, que representam 45% do total da delegação.

O destaque fica para São Paulo, que enviará 71 atletas, o maior número entre os estados. Além disso, 22 dos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, terão representantes na competição.

No que diz respeito às modalidades, o atletismo é a que mais levará atletas brasileiros a Paris, com um total de 70 competidores e 16 atletas-guia. Este é o esporte em que o Brasil historicamente conquistou mais medalhas paralímpicas, com um total de 170 pódios, sendo 48 de ouro, 70 de prata e 52 de bronze.

Entre os convocados, o nadador Phelipe Rodrigues se destaca como o maior medalhista da delegação. Em busca de sua primeira medalha de ouro, Phelipe já soma diversas conquistas em edições anteriores dos Jogos Paralímpicos. Ao lado dele, 88 atletas farão sua estreia nas Paralimpíadas.

Neste ano, a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos promete ser especial. Pela primeira vez, o evento não ocorrerá em um estádio. Os 4.400 atletas de 184 países desfilarão pela Champs-Elysées até a Place de la Concorde, em um percurso que passará por alguns dos marcos mais icônicos da capital francesa.

Foto: Ale Cabral / CPB

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS