Candidatos devem inscrever-se até 23 de outubro pelo site da Vunesp; edital prevê provas em 37 cidades de SP e em outros estados
As inscrições para as 2,2 mil vagas de soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo começaram na segunda-feira (8) e devem ser feitas pelo site da Fundação Vunesp. O prazo termina em 23 de outubro.
Para participar, os candidatos precisam atender aos requisitos do edital, como ter entre 17 e 30 anos, estar em dia com os certificados eleitorais e militares e cumprir os critérios de altura mínima: 1,55 m para mulheres e 1,60 m para homens. A remuneração básica inicial para o cargo é de R$ 5.055,53.
Os exames poderão ser realizados em 37 municípios de São Paulo, além do Distrito Federal e de estados como Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Ceará, Goiás, Rio Grande do Sul, entre outros.
O processo de seleção é composto por fases que envolvem exame de conhecimentos, exame psicológico, avaliação de aptidão física, análise de conduta social, reputação e idoneidade, além de conferência de documentos.
O candidato deve acompanhar a publicação das convocações no Diário Oficial ou por meio de consulta no site da Vunesp. No edital, recomenda-se que os participantes acessem os sites diariamente entre 17 e 25 de novembro.
A principal atribuição do cargo é o policiamento ostensivo. O trabalho só terá início efetivo após a conclusão do curso superior de técnico de polícia, oferecido na Escola Superior de Soldados.
Desde 2023, o governo de São Paulo abriu 14,4 mil vagas para reforçar o policiamento ostensivo e preventivo da Polícia Militar em todo o estado. Atualmente, a PM possui 3,5 mil soldados de 2ª classe e 645 alunos-oficiais em formação. Além disso, 7,3 mil policiais militares, incluindo 101 tenentes do quadro de saúde, já foram formados.
Fonte/Reprodução: G1 – São Paulo, SP
Foto: Divulgação