Prefeitura assinou, nesta quinta-feira (25/09), contratos para iniciar operação de frota de ônibus elétricos, com presença do secretário nacional de mobilidade urbana, Denis Eduardo Andia
Hortolândia é a primeira cidade do Brasil a eletrificar a frota de veículos do transporte público. O município deu outro passo para se tornar referência no país. Nesta quinta-feira (25), a Prefeitura assinou os contratos para iniciar a operação de ônibus elétricos na cidade. A cerimônia foi no Paço Municipal, com as presenças do prefeito José Nazareno Zezé Gomes; o vice-prefeito, Cafu Cesar; e o secretário nacional de mobilidade urbana, Denis Eduardo Andia.
A implantação do eletroterminal e dos ônibus elétricos em Hortolândia será viabilizada por meio do programa Refrota, do Ministério das Cidades. O secretário nacional de mobilidade urbana, Denis Eduardo Andia, destacou a proatividade do município em fazer a transição do transporte público movido a combustível para elétrico.
Ainda na cerimônia, a Prefeitura anunciou o projeto em parceria com o Instituto Federal para ministrar capacitação aos motoristas que atuam no transporte público municipal. O objetivo é prepará-los para que estejam aptos a conduzir os futuros ônibus elétricos.
Com a implantação do eletroterminal e da operação dos ônibus elétricos, o vice-prefeito e secretário de Governo, Cafu Cesar, ressaltou que Hortolândia apresenta uma experiência inovadora que pode servir de modelo para as cidades do país.
A diretora geral do IFSP – Campus Hortolândia, Caroline Jango, destacou que a parceria com a Prefeitura para capacitar os motoristas é uma ação que poderá servir de referência para o país.
A Prefeitura de Hortolândia fez a aquisição de oito ônibus elétricos. Os veículos foram apresentados no 92º Fórum Paulista de Mobilidade Urbana, realizado em abril deste ano, realizado na Câmara Municipal.
Os novos veículos elétricos do transporte público municipal serão entregues no ano que vem. Os veículos são ecologicamente corretos, não emitem gás carbônico (CO2) na atmosfera, o que evita poluição. Os ônibus têm carregador para cabo USB, ar condicionado, Wi-Fi, sistema de câmera de segurança e painel elétrico. A capacidade de cada ônibus é de 36 pessoas sentadas. Os ônibus têm ainda assentos preferenciais para idosos e gestantes e acessibilidade no embarque e desembarque para pessoas com deficiência (PcDs).
Fonte/foto: PMH