Guarani joga com coragem, supera falhas e segue vivo na briga pela classificação

Bugre mostra entrega, busca o resultado e sai fortalecido com virada contra o ABC

Guarani jogou com coragem no Frasqueirão, em Natal, e arrancou uma virada diante do ABC na base da raça. Os campineiros levaram a melhor na “batalha de sete gols” e ingressaram definitivamente na briga pela classificação ao quadrangular final da Série C.

O torcedor passou por várias emoções acompanhando o jogo da 17ª rodada: alegria ao ver o time abrir o placar, desilusão com o empate logo depois, irritação pelas falhas defensivas e apreensão quando o árbitro apontou 10 minutos de acréscimos.

Mas nenhuma sensação se compara ao sentimento de resiliência ao término do jogo, com o Bugre buscando a virada fora de casa e saindo fortalecido para os dois últimos jogos da primeira fase da competição.

Matheus Costa optou por manter o esquema ofensivo utilizado contra o Ypiranga-RS, na rodada anterior. Mas sofreu um baque de última hora: Cicinho, lesionado, foi vetado pelo departamento médico e foi substituído por Lucas Justen.

Não que o reserva imediato da posição tenha comprometido diretamente, mas a jornada do sistema defensivo foi ruim. Cicinho está em um grande momento: é o rei de assistências da equipe na temporada, com três passes para gol.

A grande diferença no aspecto tático é que Isaque caiu de rendimento em comparação ao jogo anterior. A semelhança com a última partida é que as falhas defensivas podem comprometer – mas o ataque não tem deixado.

O Guarani abriu o placar com Kauã Jesus, aproveitando a chuva e o gramado pesado para tirar o goleiro Pedro Paulo da jogada. O gol foi aos cinco minutos de jogo, mas o empate do ABC saiu aos seis. Um minuto de diferença entre a comemoração pelo início perfeito e o primeiro problema de desatenção da defesa, que deixou Bruno Leite subir sozinho na área.

Logo depois, o goleiro Andrey falhou ao tentar segurar a bola na pequena área, em cobrança de escanteio do adversário. O volante Kelvi tentou contornar, mas ajudou o ABC ao colocar a bola contra o próprio gol. A partir deste momento, o goleiro alviverde demonstrou um certo nervosismo em tentar corrigir o início ruim – e até conseguiu com uma atuação melhor na etapa final.

Mas o ataque salvou mais uma vez.  Isaque, discreto e substituído no intervalo, fez seu último ato arriscando de longe. O goleiro não segurou e deixou a bola para Mirandinha empatar a partida antes do intervalo.

O problema é que ataque e defesa não estavam na mesma sintonia. Ao mesmo tempo que o Guarani oferecia perigos no sistema ofensivo, a defesa continuava dando espaços para o ABC. Em uma dessas jogadas, Matheus Rocha encontrou Alisson Taddei sozinho na área, e o time potiguar voltou a liderar o placar.

Mas o Bugre jogou com coragem. Os jogadores assimilaram que “enquanto há bambu, há flecha” e não desistiram da partida – uma postura bem diferente em comparação ao ano passado e também em relação ao primeiro semestre desta temporada.

A mesma bola parada que puniu o time com gols do ABC acabou auxiliando: na falta cobrada por Kelvi, houve desvio de Raphael Rodrigues e o gol de empate. Como o Frasqueirão passou a ficar contra o próprio time, pressionado pela luta contra o rebaixamento, o Guarani conseguiu se organizar e viu Diego Torres, pelo segundo jogo consecutivo, colocar a bola debaixo do braço e decidir para arrancar três pontos importantes, marcando o gol da virada.

A vitória contra o ABC mostra que o Guarani entendeu que é preciso lutar. A equipe teve resiliência para superar as falhas defensivas do primeiro tempo e não levou isso como uma carga emocional para a etapa final.

Mesmo que não termine no G-8 ao término da rodada, a equipe sai fortalecida de Natal e agora precisa do apoio da torcida no próximo compromisso. O que vem pela frente é um duelo direto contra o Confiança, em casa, no dia 25. A luta pela classificação é cada vez mais possível, mérito da nova comissão técnica e dos jogadores.

Fonte/Reprodução: ge – Campinas, SP
Foto: Rennê Carvalho/ABC F.C

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS