Governo pretende inaugurar rota que liga Amazônia ao Pacífico na COP 30

Projeto de integração sul-americana visa conectar Manaus a quatro cidades costeiras do Oceano Pacífico

O governo Lula planeja inaugurar durante a COP 30, que ocorrerá em Belém (PA) em novembro de 2025, uma rota que conectará a Amazônia brasileira ao Oceano Pacífico. A iniciativa faz parte da agenda de integração sul-americana e é liderada pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).

Denominada “Rota Amazônica”, essa rota é uma das cinco previstas no plano de integração continental. Ela ligará Manaus a quatro cidades sul-americanas na costa do Pacífico: Manta, no Equador, Chancay e Paita, no Peru, e Tumaco, na Colômbia. O governo brasileiro acredita que essa nova rota aumentará significativamente as exportações de produtos da Zona Franca de Manaus e da bioeconomia, além de melhorar a logística de importações para o país.

O projeto inclui intervenções essenciais, como a sinalização do Rio Solimões, prevista para ser concluída entre o final de 2024 e o início de 2025, e a instalação de aduanas nas cidades amazonenses de Tabatinga e Santo Antônio do Içá, que facilitarão o trânsito de mercadorias.

Anúncio foi feito em evento de sustentabilidade do BID

Foto: Orlando K. Júnior / Agência Brasil

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS