Governo Federal vai investir 1,5 bilhão para campanha antecipada contra a dengue

Investimento é voltado para ações de combate aos vetores, insumos para os postos de saúde e prevenção.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lançou, nesta quarta-feira (18), o plano de ação antecipada contra a dengue para o próximo período de chuvas e calor no Brasil. O investimento é de aproximadamente R$ 1,5 bilhão para ações de combate aos vetores, insumos para os postos de saúde e prevenção.

“Todo verão somos intimados pelo crescimento da dengue e de outras doenças. Desta vez, com a questão climática envolvida e o planeta mais aquecido, resolvemos antecipar o lançamento da nossa campanha para que a gente tenha tempo”, disse o presidente durante cerimônia no Palácio do Planalto.

Durante a cerimônia, a ministra da saúde explicou que o aumento dos casos de dengue no país neste ano se deu por conta da mudança climática, as características do vírus e os quatro sorotipos, por isso, o governo decidiu antecipar a apresentação do plano nacional.

Número de mortes pela doença

Dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, atualizados na última terça-feira (17), registram 5.360 mortes por dengue em 2024. Outros 1.867 óbitos estão em investigação para saber se têm relação com a doença. Os casos prováveis ultrapassam 6,5 milhões.

Governo Federal antecipa campanha contra dengue no país; investimento é de aproximadamente 1,5 bilhão

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS